Lorem Ipsum Dolor .......

Lorem ipsum lorem ipsum lorem ipsum lorem ipsum.......

Movimento Retilíneo

mru1
Movimento é um estudo da Dinâmica, que abrange movimentos e forças. Quando falamos de movimento retilíneo, ou seja, um movimento em linha reta, podemos estar falando de dois tipos de movimento bastante distintos:
  • Movimento retilíneo uniforme (MRU);
  • Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV);
É um pouco difícil relacionar os dois, o que podemos dizer é que no primeiro não há aceleração, logo a velocidade será a mesma. O contrário acontece no MRUV, onde ocorre aceleração alterando a velocidade. Vamos iniciar aprendendo alguns conceitos, ou melhor, significações de alguns termos usados por aqui.
Δ = Significa variação, sempre está precedido de alguma outra letra significando variação de alguma coisa;
S = Vem do inglês “space“, significa espaço, distância;
T = Vem do inglês “time“, significa tempo, instante, momento;
Vm = Velocidade média;
A = significa aceleração;
O  = significa inicial, sempre está procedido de alguma coisa, significando que aquilo é a informação inicial;
É importante lembrar que isso vale tanto para MRU quanto para MRUV (tirando a aceleração, pois como já vimos, não há em MRU)
Conversões
Algo que vale para todos os tipos de movimento são as conversões, se o problema te der metros e horas, você deverá dar a resposta em m/s ou em km/h que são as unidades mais usadas.
Antes de tudo vamos “começar do começo”, passa passar de quilômetros para metros, basta multiplicar por 1.000 (mil) e para fazer ao contrário basta dividir.
Exemplo: 7 km = 7.000 m
14.000 m = 14 km
Agora para passar de horas, para segundos, basta multiplicar por 3.600 (quantidade de segundos em uma hora, 60²). Agora para passar de segundos para horas, divide-se por 3.600.
Exemplo: 12 h = 43.200 s
14.400 s = 4 h
Por último, mas não menos importante, para passar de km/s para m/s, devemos dividir por 3,6! Para passar de m/s para km/h, aí sim deveremos multiplicar.
Exemplo: 72 km/h = 20 m/s
25 m/s = 90 km/h

Movimento retilíneo uniforme

Sem sombra de dúvidas é a parte mais fácil em questão de movimento, é importante que você tenha uma boa base aqui, caso contrário nunca, nunca conseguirá aprender outras partes de movimento! Há algumas fórmulas para decorar, embora haja outra maneira mais simples de aprender isso:
imagem
Em física, poderemos usar muitas vezes essa “pirâmide” para nos poupar de decorar fórmulas, para descobrir o valor de algo, basta tampá-lo e ver o que sobrou. Por exemplo, para descobrir  ΔS (variação de distância), basta multiplicar VM (velocidade média) por ΔT (variação de tempo). Para calcular ΔT, basta dividir ΔS por VM e por aí vai.
Função-horária de MRU
Para descobrirmos a função-horária de MRU (calcular a distância, baseando-se no tempo), há uma fórmula:
S = So + v. t
Popularmente, conhecido como “sorvete” (por que será?), até aqui não é muito difícil, embora tenha algumas coisas interessantes para se resolver em algumas questões.
Velocidade Negativa
Em MRU, a velocidade é considerada negativa quando o móvel anda em sentido contrário do que o movimento inicial. Ou seja, um carro sai do ponto A ao ponto B, se ele voltar ao ponto A, a velocidade será considerada negativa.

0 comentários:

Postar um comentário